VMware

NTP no VMware ESXi – Como configurar

Sincronizando o horário entre seu host e VMs.


Em um ambiente virtualizado com VMware (Ou qualquer outro Hypervisor – Ex.: Hyper-V, Xenserver, etc.), as máquinas virtuais buscam a hora certa diretamente do host físico. Caso o horário de seu host esteja incorreto, grandes problemas poderão aparecer na sua rede – File Servers podem ter o timestamp incorreto em arquivos, Domain Controllers com problemas de sincronização, Banco de Dados com entradas incorretas. Outro fator a ser observado é o lado da segurança, onde ter logs de acessos exatos é imprescindível em auditorias e para diversos outros controles.

O NTP (Network Time Protocol) é uma solução de sincronismo de tempo baseado em fontes confiáveis (Relógios Atômicos e sistema GPS.), onde sua topologia em árvore faz com que servidores NTP sejam cliente e servidores ao mesmo tempo.

Sua exatidão é muito grande, pois normalmente são utilizados mais de uma fonte NTP ao sincronizar relógios, assim fazendo com que qualquer “desvio” de horário seja de apenas milissegundos.

Outra grande vantagem é a quantidade de servidores NTP disponíveis na internet mantidos por órgãos confiáveis. O protocolo também é independente de localização. Assim sendo você pode buscar o horário correto em qualquer país ou fuso – contanto que você configure corretamente o fuso-horário local corretamente.

Antes de iniciar a configuração, verifique em seu firewall se a porta UDP 123 está liberada para conexões de saída.

Conecte ao seu host ou ao vCenter para começar a configuração.

Em seguida selecione as seguintes opções:

  1. Clique no host desejado
  2. Clique na aba “Configuration”
  3. Clique em “Time Configuration”

Configuração do NTP

Clique em “Properties” no canto superior direito.

NTP Properties

Marque a opção “NTP Client Enabled” e logo em seguida em “Options…”

NTP Dialog box

Marque a opção “Start and stop with host” e clique em “Start” caso o serviço não esteja iniciado.

Adding ntp servers esxi
Logo em seguida faça o seguinte para adicionar os servidores NTP:

  1. Clique em “NTP Settings”
  2. Clique em “Add…”
  3. Na caixa aberta, digite o hostname ou IP do servidor NTP
  4. Clique em “OK”
  5. Marque a caixa de seleção “Restart NTP service to apply changes”

Obs.: No meu caso, utilizei somente o endereço “pool.ntp.br”, que é um conjunto de servidores NTP, assim evitando maior esforço administrativo na hora de adicionar os servidores. Neste caso podemos fazer da maneira acima, ou adicionar os servidores individualmente – se esta for sua opção não se esqueça de adicionar mais de um servidor por opções de contingência.

Após esse procedimento, clique em OK e confirme as modificações. O ESXi irá habilitar o serviço de NTP, realizar um restart no serviço para aplicar as mudanças e seu servidor já irá ficar com a hora certa. Não é necessária nenhuma outra alteração para corrigir o horário das VM’s.

Com pouco esforço administrativo deixamos nossos hosts e máquinas virtuais em conformidade de horários, evitando maiores problemas. O NTP é uma solução bem simples e tem seu “client” disponível para quase todos (Senão todos!) sistemas operacionais – pode ser configurado tanto em máquinas físicas quanto virtuais.

Este texto foi originalmente publicado por Marcelo Tancredi no Agility Tech Center.

Marcelo tem mais de 10 anos de experiência na área de TI, vem trabalhando principalmente com virtualização VMware.

View Comments
There are currently no comments.